sábado, 15 de setembro de 2012

Primeiro dia de oficinas com os alunos do Instituto Movere

Equipe de peso. Regina Pessoa, Valdeir Santos da Silva e Joice Rodrigues, que me ajudarão como oficineiros e monitores durante a execução do Ser Âmica 2ª etapa. A Regina é formada pela FAAP e, com certeza irá contribuir muito com o projeto. O Valdeir e a Joice, são os monitores que foram destaques no projeto anterior, já contratados para auxiliar os novos alunos. Eles são a prova concretizada de um dos objetivos do Ser Âmica, que é contratar monitores aprendizes nas edições seguintes.

Recepcionando os alunos com as primeiras explicações de como será o projeto.

Pietra Bacci.

Bianca Silva.

Detalhe da folha saboneteira feita pela Bianca Silva.

As pequenas Bianca Silva e Emily Bacci, vieram acompanhar os irmãos maiores. Mesmo estando abaixo dos 12 anos, as pequenas demonstraram tanta vontade de fazer e aprender a mexer com o barro, que não pude recusar de atendê-las.

Esteca e barro, ainda sem forma, aguardando os alunos para transformá-lo em lindas obras de arte.

Sergio Silva, adolescente, que trouxe a pequena Bianca como acompanhante.

Ketylin Bacci.

Pietra, Ketylin e Joyce, monitora que ajudou as novas alunas no acabamento das placas.

Ketylin. A monitora Joyce, ajudou-a a manusear a plaqueira, para modelar as peças, com a técnica da placa ou manta cerâmica.

Kevyn Bacci.

O Kevyn também começou a manusear a plaqueira, aprendendo que a placa deve ser rebaixada a cada meio centímetro.

Ana Beatriz.

Detalhes captados pela fotógrafa e oficineira Regina, dos primeiros contatos da Ana Beatriz com o barro.

Joyce no auxílio do Gabriel para manusear a plaqueira pela primeira vez.

Bruno na modelagem da sua primeira peça.

As gêmeas Valéria e Vanessa e Bruno ao fundo. Alunos com pouca intimidade com o material no primeiro dia de projeto, mas que se mostraram bastante entusiasmados com as possibilidades e aprenderem a criar lindas obras.

As gêmeas aproveitaram o auxílio da professora e da monitora para prestarem atenção a todos os detalhes, principalmente, na hora de fazer o acabamento e finalização das peças por elas modeladas.

O Bruno atentou-se na hora de modelar a sua peça.

Mayara, adolescente que ao final do ano, fará 18 anos. Se ela tiver interesse e destacar-se, poderá ser a próxima monitora a ser contratada pelo Ser Âmica.

Geovanna.

Emily, irmão do Kevyn, que veio acompanhar o irmão. Apesar da pouca idade, a pequena já mostrou um talento incrível. Surpreendi-me ao ver como ela foi cuidadosa com o tratamento da placa. Conseguiu identificar as bolhas. Mas, claro, preciso do meu auxilio no corte e finalização da sua peça.

Detalhes que colhemos durante as oficinas e, sempre fazem a diferença. Já fui tendenciosa para modelar máscaras inspiradas nas carrancas africanas. As modeladas no projeto anterior, foram todas vendidas, por isso, aos adolescentes maiores, já orientei e auxiliei, que modelássemos máscaras. Aos menores, propus para fazermos cachepôs, saboneteiras e fruteiras.

Alunos em franca produção. O Ser Âmica 2ª etapa, em breve estará no circuito cultural, com as lindas obras modeladas pelos jovens artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário